Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

Sustentabilidade e custos de contexto são dois temas fortes do 7º Congresso da APECATE

9 janeiro 2019

Estão já abertas as inscrições para o 7º Congresso da APECATE que terá início no próximo dia 30 de Janeiro, na cidade da Horta, ilha do Faial.

Do conjunto do programa, destacamos hoje o Painel 1, pela forma como exprime uma das grandes preocupações da APECATE enquanto associação que congrega as empresas de animação turística e os organizadores de congressos e eventos: a responsabilidade do Turismo na sustentabilidade dos recursos naturais e patrimoniais. Com efeito, afirma o Presidente António Marques Vidal, “a sustentabilidade é uma causa planetária e, quer o cumprimento de regras que implica, quer a mudança de hábitos a que está a obrigar, representam objetivos que valem por si. Mas - e este aspeto é muito importante porque beneficia a própria causa - tem, cada vez mais, um valor económico direto incalculável para quem trabalha em Turismo. Não só estes recursos são um factor diferenciador da oferta nacional, como os clientes que mais nos interessam consideram, nos seus critérios de escolha, a forma como os agentes económicos e os próprios destinos investem na sustentabilidade.”

Neste quadro, o primeiro Painel do 7º Congresso da APECATE não poderia ser mais atual. Começa com duas intervenções oriundas de dois destinos portugueses em vias de certificação ambiental – o Alentejo (certificação Biosphere), com uma comunicação de António Ceia da Silva, presidente da ERT Alentejo, e os Açores (certificação Global Sustainable Tourism), com uma comunicação a cargo da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo. Finaliza o Painel uma intervenção de Olga Romão, sobre um projeto inovador da Sustenturis, assente em parcerias de que a APECATE faz parte, e que tem como objetivo a gestão sustentável dos programas turísticos, através de uma aplicação mobile que permite, em tempo real, canalizar o turista para percursos e lugares sem cargas excessivas, logo sem filas intermináveis de espera.

Salientamos também, do Painel 3 – Legislação laboral e custos de contexto, o interesse de que se revestirá para todos os participantes a presença de Paula Vieira, em representação da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, e de Francisco Sá Nogueira que falará sobre os custos de contexto. Numa sessão que se espera muito participada, serão disponibilizadas aos empresários informações relevantes sobre o Código de Trabalho e as suas eventuais potencialidades no que respeita à flexibilidade, assim como sobre a forma de atuação da ACT. Na segunda intervenção, serão partilhados dados e informações sobre os custos de contexto para quem opera nesta área, promovendo-se a reflexão sobre quais as medidas que poderão tornar-nos mais competitivos.

Mais informações e inscrições, em http://apecate.pt/vii-congresso-apecate/

 

Facebook Linkedin Twitter Pinterest