Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

Ferramentas online para Comércio Externo

29 abril 2019

O ITC – Internacional Trade Centre (agência conjunta da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas), tem vindo a desenvolver várias ferramentas online, que apoiam os operadores económicos nos seus esforços de internacionalização.

Das ferramentas online disponíveis, salientam-se as seguintes, de acesso gratuito, para os operadores nacionais:

Apoia os operadores económicos que façam (ou queiram fazer) negócio na região do Mediterrâneo. Reúne estatísticas sobre comércio, direitos aduaneiros aplicados, regras de origem, requisitos de importação e exportação, bem como contactos das entidades competentes dos 9 países envolvidos (Argélia, Egipto, Jordânia, Israel, Líbano, Marrocos, Palestina, Tunísia e Turquia).

 

Disponibiliza guias de apoio à importação e exportação, com informação sobre procedimentos e formalidades, aduaneiras e não-aduaneiras, relativos a Marrocos, Tunísia, Egipto e Jordânia. Possibilita ainda a resposta a questões concretas dos operadores económicos, apresentadas via portal, às entidades competentes dos vários países envolvidos.

Está também disponível para download uma aplicação móvel deste portal.

Permite uma pesquisa fácil e intuitiva por parte dos operadores económicos, com base no código do produto a exportar (de acordo com Nomenclatura Combinada), o país de origem e o país de destino. Fornece informação imediata sobre os acordos comerciais em vigor, preferências pautais, regras de origem específicas do produto, bem como outras condições e documentos exigidos para prova de origem. Permite ainda comparar as regras de origem de diferentes acordos comerciais. À data, esta ferramenta reúne informação sobre as regras de origem previstas em 250 acordos comerciais (em vigor, em assinatura ou em negociação), incluindo o CETA entre a UE e o Canadá e o ACL entre a UE e o Japão.

Facebook Linkedin Twitter Pinterest