Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

Implementação do eTaxFree

12 julho 2019

Um ano depois do sucesso da implementação do eTaxFree

Global Blue lança quiosques para facilitar o reembolso do IVA aos turistas

  • Balanço de um ano após a implementação do eTaxFree é muito positivo, com o turismo de compras a crescer 29% face ao semestre homólogo de 2018

 

  • Valor da compra média sobe 14%, para 324 €

 

  • Compras tax-free de Norte Americanos, Brasileiros e Chineses foram as que mais cresceram

 

Lisboa, 8 de julho de 2019

A Global Blue anuncia o lançamento dos novos quiosques para reembolso imediato do IVA aos turistas, uma solução pioneira e inovadora, criada pela Global Blue, para fomentar a procura dos turistas por compras Tax Free e apoiar os comerciantes no contexto de consolidação do eTaxFree.

«Um ano após a entrada em vigor do eTaxFree, a medida do Governo para desmaterializar a devolução do IVA a turistas extra comunitários, os resultados confirmam que se tratou de uma iniciativa muito importante e que está a contribuir para a consolidação do crescimento do turismo de compras em Portugal», afirma Renato Leite, Managing Director da Global Blue.

O propósito desta inovação intuitiva é o de facilitar a experiência de compra dos turistas e resume-se a 5 simples passos:

1º Os turistas fazem o scan do seu passaporte;

2º Verificam e confirmam os formulários Tax Free da Global Blue emitidos pelo comerciante;

3º Inserem o seu cartão de crédito para efeitos de garantia;

4º Recebem o reembolso;

5º Antes de partirem, os turistas devem obter a validação dos formulários na alfândega (nos quiosques eTaxFree ou no Balcão da AT) e entregá-los na caixa de correio da Global Blue.

Estes quiosques são equipamentos tipo ATM, onde os turistas poderão levantar o seu reembolso do IVA em numerário, para Alipay ou em cartão de crédito.

Numa primeira fase, será instalado um quiosque de reembolso no Colombo, em Lisboa, e, posteriormente, será instalado outro no aeroporto de Lisboa.

 

eTaxFree está a contribuir positivamente para dar mais relevância ao Turismo de compras

De acordo com dados da Global Blue, o turismo de compras em Portugal continua a manter uma trajetória positiva ascendente tendo crescido 29% em volume e 14% no valor de compra média, no primeiro semestre de 2019, comparando com o período homólogo de 2018, evoluindo de 285 para 324 euros.

As nacionalidades que mais cresceram em comparação com o semestre homólogo de 2018, foram a norte americana, com mais 110%, seguida da brasileira, com mais 36%, e da chinesa, com mais 23%.

A Global Blue foi o primeiro operador de TaxFree em Portugal a oferecer aos seus clientes uma plataforma integrada com o eTaxFree, num processo de migração digital que exigiu alterações significativas e de base, nomeadamente, ao nível dos sistemas de faturação das lojas.

Para Maria de Lourdes Fonseca, Presidente da União de Associações do Comércio e Serviços, UACS, «a implementação do eTaxFree representou um grande esforço dos comerciantes na adaptação à nova regulamentação e aos novos procedimentos, pelo que, agora, o importante é que haja estabilidade no enquadramento legislativo para que se possa tirar partido dos elevados investimentos efetuados, quer pelos pequenos e médios comerciantes, quer, também, pelas cadeias internacionais com presença em Portugal.»

Renato Leite destaca, «por um lado, o excelente trabalho de cooperação promovido pela AT e no qual a Global Blue se empenhou e que resultou numa inovação que é uma referência a nível da UE. Por outro, os benefícios que esta solução trouxe para os turistas, que passaram a evitar as filas de espera no balcão da Autoridade Tributária no aeroporto e a obter o reembolso do imposto de forma mais confortável e rápida no balcão da Global Blue. Agora, com os nossos novos quiosques, esse processo vai ficar ainda mais simples e fácil.»

***

Sobre a Global Blue

A Global Blue criou o conceito de Compras Tax Free há 40 anos e é líder mundial desta indústria, através da inovação constante. A Global Blue permite que os turistas de todo o mundo sejam reembolsados em até 20% do valor elegível das suas compras Tax Free e possibilita uma experiência de compra e de pagamento simples, através do serviço Dynamic Currency Conversion – Conversão Dinâmica de Moeda.

A Global Blue trabalha com os todos os stakeholders envolvidos nesta experiência, apoiando:

  • 13 milhões de shoppers internacionais a acederem facilmente a uma experiência única nas suas compras Tax Free, através de múltiplas soluções adaptadas às suas necessidades, e 16 milhões de turistas em todo o mundo a pagarem as suas despesas na sua moeda, com a garantia de uma boa taxa de câmbio;
  • 307,000 marcas de luxo, de fast fashion e de grandes armazéns a perceberem melhor o comportamento dos turistas de compras e dinamizar o tráfego nas suas lojas, através de tecnologia baseada em cloud, com a integração da experiência Tax Free na própria loja;
  • 55 acquirers e 91 mil lojas ou hotéis a gerir transações transfronteiriças e a reduzirem o risco de câmbio;
  • Inúmeras entidades alfandegárias a otimizarem a experiência de compra Tax Free graças à experiência digital da Global Blue e às suas soluções tecnológicas de ponta.

Em 2018, a Global Blue geriu em todo o mundo 36 milhões de transações Tax Free Shopping para um total de compras de 18,2 mil milhões de euros em lojas e 28 milhões de transações Dynamic Currency Conversion para um total de pagamentos de 4,4 mil milhões de euros em lojas.

A Global Blue opera em 50 países e emprega cerca de 2.000 pessoas em todo o mundo.

Para mais informações sobre a Global Blue, visite http://www.globalblue.com/corporate/

Twitter: https://twitter.com/GlobalBlueGroup

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/global-blue 

Facebook Linkedin Twitter Pinterest