Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

CIUL | SEMINÁRIO - Planeamento Alimentar Urbano

7 junho 2018
14 JUNHO | 18H

No âmbito do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano organizado em parceria pelo Colégio Food, Farming and Forestry (F3) e pelo Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), terá lugar no próximo dia 14 de junho, pelas 18h, 6.ª e última sessão do ciclo: “A influência da ética e da justiça alimentar na cidade”, que contará com intervenções de Hunter Halder (Re-Food), Jorge Cancela (FA-ULisboa) e Rute Saraiva (FD-ULisboa).

Nas cidades observa-se transversalmente um fenómeno paradoxal de massificação das opções alimentares e, em simultâneo, de incremento de comida personalizada, situação que traduz problemas de coesão social e de justiça alimentar e que levanta sérias questões em termos éticos, particularmente num contexto de desenvolvimento sustentado e de estratificação social e económica evidente. Importa, assim, refletir sobre as escolhas e o papel do consumidor na cadeia de oferta de produtos alimentares, novas relações entre a produção e o consumo, em particular na sua relação com o ordenamento do território e as potencialidades da agricultura urbana e periurbana.

 Este Ciclo reúne, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente é abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

 Para assinalar o encerramento do Ciclo vai ter lugar no dia 19 de junho, uma Visita ao Sistema Alimentar de Lisboa (das 9h00 às 17h00), que incluirá o Mercado de Alvalade, as Hortas da Associação para a Valorização de Lisboa (AVAAL) e o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). O programa detalhado será divulgado em breve.

 Visita limitada ao número de lugares disponíveis.

 

Inscrições

Seminário e Visita: ciul@cm-lisboa.pt

 

Câmara Municipal de Lisboa

Direção Municipal de Urbanismo

Divisão de Monitorização

Centro de Informação Urbana de Lisboa

Picoas Plaza - Rua Viriato, 13 - E, Núcleo 6, 1º | 1050-233 Lisboa

T.geral (+351) 218 172 100

www.cm-lisboa.pt | ciul@cm-lisboa.PT

Facebook Linkedin Twitter Pinterest