Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

Rotulagem Energética

25 fevereiro 2021

Em 2017, a Comissão Europeia publicou o Regulamento (UE) 2017/1369 relativo à etiquetagem da eficiência energética que vem substituir a anterior directiva 2010/30/UE e introduziu alterações substanciais na aplicação da etiqueta energética no mercado.

A alteração mais significativa é o reescalonamento, ou seja, o regresso à escala entre A a G, sem quaisquer classes assessórias.

Esta nova classe entra já em vigor no dia 1 de Março de 2021 para alguns grupos de produtos:

  • máquinas de lavar louça;
  • máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa;
  • aparelhos de refrigeração, incluindo aparelhos de armazenagem de vinhos;
  • ecrãs eletrónicos, incluindo televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais

Nova etiqueta em exibição a partir de 1 de Setembro de 2021: fontes de luz (lâmpadas)

Visando preparar as empresas e informar o consumidor desta situação, a ADENE e os parceiros do projeto BELT, elaboraram um folheto, sugerindo-se que o mesmo seja disponibilizado aos consumidores que adquiram electrodomésticos de uma das quatro categorias em fase de reescalonamento (frigoríficos, TV e monitores, máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar roupa). O folheto está disponível em https://www.novaetiquetaenergetica.pt/fileadmin/pt/Leaflets/Dupla_etiquetagem_v2.pdf

Estão disponíveis no mesmo website www.novaetiquetaenergetica.pt folhetos informativos para o consumidor, um por cada categoria de produtos reescalonados. Para a distribuição online foram também preparados banners digitais, que cada distribuidor pode utilizar nas diferentes secções dos produtos reescalonados. Estes materiais estão também disponíveis para download no website www.novaetiquetaenergetica.pt, secção ?informação profissionais - documentação?: https://www.novaetiquetaenergetica.pt/informacao-profissional/documentacao/

A ADENE a e a DECO Proteste  promovem, no dia 4 de Março às 18h30, um webinar gratuito que explica as mudanças da etiqueta energética para o consumidor. Todos os detalhes acerca das novas etiquetas serão apresentados neste webinar que será transmitido em direto no Facebook da ADENE, onde haverá também espaço para perguntas e respostas.

 

Quaisquer questões sobre a matéria podem ser esclarecidas pela ADENE através do email  novaetiquetaenergetica@adene.pt

Facebook Linkedin Twitter Pinterest