Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

Criado o Mecanismo de Alerta precoce quanto à Situação Económica e Financeira das Empresas

12 abril 2019

Pelo Decreto-Lei n.º 47/2019 de 11 de Abril foi criado o mecanismo de alerta precoce quanto à situação económica e financeira das empresas.

A partir de agora, cada empresa receberá no domicílio fiscal um documento com “indicadores económico-financeiros compilados a partir da Central de Balanços do Banco de Portugal e analisados pelo IAPMEI, com base nos dados constantes da Informação Empresarial Simplificada”. Estes indicadores serão “relativos à saúde financeira de cada empresa, bem como uma breve menção expressa a eventuais mecanismos disponíveis e a remissão para o IAPMEI, em caso de necessidade de apoio especializado”.  Os dados serão remetidos por email aos membros dos órgãos de administração das empresas, com início já este ano.

Esta medida inclui-se no Programa Capitalizar, e visa desenvolver e aprofundar a ferramenta de autodiagnóstico financeiro para as empresas, de utilização voluntária, com base no carregamento de dados dos balanços e demonstração de resultados das empresas disponibilizada pelo IAPMEI desde 2015, cuja utilização tem sido, porém, reduzida.

Facebook Linkedin Twitter Pinterest