Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

Arquivo de Notícias

FÓRUM SOBRE LIXO MARINHO - CONVITE

24 de Outubro de 2014, pelas 14h30

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) convidaa União de Associações do Comércio e Serviçosa participar no Fórum sobre Lixo Marinho que irá decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 24 de Outubro de 2014, pelas 14h30.No Fórum serão apresentados os factos mais atualizados sobre o tema, promovendo um ambiente propício a um debate entre os participantes sobre o lixo marinho e os seus impactes.

Acreditamos que o vossoponto de vista e opinião serão contributos valiosos uma vez que a área do retalhoé parte integrante da solução no que se refere à resolução deste problema ambiental, económico e social.

A metodologia que será utilizada neste fórum foi concebida, no âmbito do projeto MARLISCO, para promover um envolvimento alargado do público, assegurando um processo interativo e iterativo, e permitindo a recolha de uma grande diversidade de informação ao mesmo tempo que incentiva a geração de um novo conhecimento coletivo sobre um tema emergente. O Fórum será também acompanhado por um painel de especialistas portugueses nas áreas do lixo marinho, biodiversidade e oceanos. Os detalhes sobre a sessão serão enviados em data mais próxima do evento.

O Problema do Lixo Marinho

Todos os anos milhões de toneladas de lixo marinho chegam aos Oceanos. Apesar de estar longe da nossa vista, o impacte ambiental, económico e social de todo este lixo é deveras preocupante. Sabemos que pelo menos 600 espécies de animais sofrem danos por aprisionamento ou ingestão de lixo marinho e que esse mesmo lixo causa prejuízo às embarcações e a sua remoção tem custos elevados. Estudos recentes demonstram que microplásticos (pedaços de plástico < 5 mm, tais como fragmentos de peças maiores ou microesferas de produtos de cosmética) e poluentes orgânicos persistentes adsorvidos (como os PCB e os DDT) consumidos pelos organismos marinhos, podem provocar toxicidade hepática e inflamações bem como problemas hormonais. As implicações que estas descobertas revelam ao nível da saúde humana (por exemplo, através do consumo de pescado) são preocupantes. O lixo marinho é um problema ambiental no qual as pessoas desempenham um papel crucial através das suas decisões e dos seus comportamentos. Este fórum é uma oportunidade para que cada um tenha uma palavra a dizer sobre como podemos resolver o problema do lixo marinho.

Enquadramento do Fórum Nacional sobre Lixo Marinho

Este Fórum será o último dos três organizados em Portugal (Açores, Madeira e Portugal Continental), um dos 12 países a organizar estas iniciativas, no âmbito do projeto MARLISCO. Este é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro (FP7) que visa aumentar a perceção da sociedade sobre os impactes do lixo marinho.

Facebook Linkedin Twitter Pinterest