Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

Gripe Sazonal

5 agosto 2020

Campanha de vacinação de 2020 / 2021

A gripe é a doença mais frequente do adulto. É uma doença contagiosa que maioritariamente cura espontaneamente, mas que pode cursar com complicações de maior ou menor gravidade, particularmente em pessoas com doenças crónicas debilitantes, ou com 65 ou mais anos de idade.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objectivo prevenir a doença e as suas complicações. Tem sido particularmente recomendada para pessoas com situações clínicas que as tornem mais vulneráveis ou quando, no âmbito do seu trabalho, ocorre um major risco de exposição (profissionais de saúde, de lares de idoso, de estabelecimentos escolares ou prisionais).

Face à existência actual da pandemia da Covid-19, a Comissão Europeia recomenda que os Estados Membros devem antecipar a vacinação da gripe para o verão para reduzir o risco de surtos simultâneos de gripe e Covid-19 no Outono e alargar o número de pessoas vacinadas.

A vacina contra a gripe não protege contra o corona vírus, mas facilita o diagnóstico: como há sintomas em comum entre as duas doenças, a vacinação contra a gripe proporciona a redução da circulação dos vírus influenza mais comuns, facilitando o diagnóstico diferencial face à possibilidade de outras viroses e mesmo da Covid-19. Além disso, quanto mais pessoas estiverem protegidas contra a influenza (gripe), menos adoecerão com gripe e menor será a sobrecarga dos sistemas de saúde, permitindo maior disponibilidade para tratar casos mais graves.

Os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade provocada pela vacina não é duradoura; todos os anos são produzidas vacinas adaptadas às estirpes virais em circulação. Para ser eficaz, a vacina tem de ser aplicada anualmente.

Facebook Linkedin Twitter Pinterest